quarta-feira, 12 de novembro de 2014

tipos de educacao ambiental Diquissone

INTRODUÇÃO
A educação ambiental surgiu da necessidade de educar a população em relação à preservação do meio ambiente e da utilização dos recursos maturais existentes na natureza preocupando-se com as gerações futuras. A educação ambiental para a preservação do meio ambiente é um instrumento recente que necessita de uma metodologia eficaz, capaz de despertar consciencialização da sociedade contemporânea.
É neste contexto que surgem o presente trabalho de investigação científica na cadeira de Educação Ambiental, que tem como Tema: Tipo de Educação Ambiental, com seguintes objectivos:
Objectivo Geral
Ø  Conhecer os tipos de educação ambiental.
Objectivos Específicos
Ø  Identificar os tipos de educação ambiental;
Ø  Explicar as vantagens de cada tipo de educação ambiental. 
Metodologia do trabalho
Para elaboração do presente trabalho foi privilegiado o método de consulta bibliográfica, sobre o que se vem discutindo a respeito do tipo de educação ambiental.
 
1.EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Para MICOA, (2009, p. 2), “É um ramo da educação cujos objectivos é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente a fim de ajudar a sua preservação e utilização sustentáveis dos seus recursos”. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
A educação ambiental orienta realizar:
Ø  Acções educativas: (compreensão da dinâmica dos ecossistemas e os efeitos de relação do homem meio);
Ø  Prepara para integrar-se criticamente ao meio questionando a sociedade, a tecnologia, os valores, consumo, estreitar as relações sociedades/natureza.
Ø  Sensibilização para a protecção ambiental e conservação da natureza.
A educação ambiental é orientada para a solução de problemas concreta do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação activa e responsáveis de cada indivíduo e da colectividade.  
Por outro lado entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a colectividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Quando se trata em educação ambiental, não se pode deixa de falar em desenvolvimento sustentável, tema que já foi discutido em várias conferências,
"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais" Barbieri (2005).  
A educação ambiental é de caráter multidisciplinar, que pode ser abordada em varias disciplinas, mas com maior enfoque na Geografia e na Biologia. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - sugerem que o tema meio ambiente seja de cunho transversal, discutido e aplicado em todas as esferas educacionais, no sentido de promover ações de preservação ao meio ambiente, tema tão repercutido pelos meios de comunicação que até virou tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Que tenta conscientizar a população de que os problemas ambientais é um tema para ser discutido e no mesmo tempo buscar soluções imediatas.
 1.1.Tipos de Educação Ambiental
De acordo com MICOA, (2009, p. 3), afirma se que os Tipos de Educação Ambiental são os seguintes: 
1.1.1.Educação Ambiental Formal
Educação Ambiental Formal – é entendida como aquela que se desenvolvem de forma estruturadas dentro do sistema formal de ensino através de inclusão de termos, conceito e noções sobre o ambiente nos planos curriculares.
Sendo, que por formal, entende-se que é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino, públicas e privadas, englobando: educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, também na educação superior, na educação especial, na educação profissional e na educação de jovens e adultos .
Salienta-se, que os cursos formais de Educação Ambiental devem abranger matérias básicas como: Biologia Geral, Biologia Sanitária, Ecologia, Ecologia Vegetal, Epidemiologia, Saúde Pública, Nutrição, Direito Ambiental, Etnologia Indígena, Geografia, Geologia, Engenharia Sanitária, Qualidade do Ar e do Solo, Estatística, Energia, Transportes, Urbanismo e outras matérias úteis à compreensão do tema, e cada curso terá o seu currículo em função das necessidades locais.
Educação Ambiental formal, visando a promoção e mudança de comportamentos e atitudes pro-ambiente. É importante perceber como é que é feita esta aproximação e como se interpenetram estas duas formas de educação, uma vez que, embora os seus objectivos e métodos de trabalho sejam diferentes, complementam-se no sentido da educação global dos indivíduos.


1.1.2.Educação Ambiental não Formal
A Educação Ambiental não Formal – é desenvolvida de forma semi-estruturadas dentro e fora do sistema do ensino através da actividade como: Palestra, seminários, acção de capacitação e demonstrativas (criação de clubes nas escolas, jornada de limpeza, plantio de arvores actividades culturais e desportivas), e programa comunitário (criação de associações, núcleo e comités).    
Ainda entende-se por educação ambiental não-formal as acções e práticas educativas voltadas à sensibilização da colectividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
E por educação não-formal, como sendo: as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente .
Entende-se que se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características: faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, entre outros aspectos.
A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas, e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente;
A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não-governamentais na formulação e execução de programas e actividades vinculadas à educação ambiental não-formal.
1.1.2.1.Vantagens de Educação Ambiental não Formal,
Ø  É útil para a pesquisa de dados sobre um dado problemas;
Ø  Permite trabalhar com diferentes extractos sociais (técnicos, estudantes académicos, camponeses e decisões);
Ø  Devido a capacidade de juntar diferentes grupos sociais, permite colher diferentes sensibilidades sobre questões ambientais;
Ø  É útil para casos de sondagem de opiniões e de pesquisas;
Ø  Acarreta poucos custos comparados ao primeiro tipo. 
1.1.3.Educação Ambiental informal
Constitui a Educação Ambiental informal como processo destinado a ampliar a consciências públicas sobre as questões ambientais através dos meios de comunicação de massas (jornais revistas, rádio televisão e internet), inclui se ainda cartazes, folhetos boletim informativos entre outros.
1.1.3.1.Vantagens de Educação Ambiental informal
Ø  Maior abrangência
Ø  Flexibilidade e rapidez (capacidade de atingir maior alvos em curto espaço de tempo);
1.1.3.2.Desvantagens de Educação Ambiental informal
Ø  Acarreta muitos custos (na concepção dos programas e na aquisição dos receptores e jornais);
Ø  Selectividade de Audiência;
Ø  Maior tempo necessário para identificação de problemas.


Conclusão
Feito o trabalho concluiu se que a Educação ambiental é um ramo da educação cujos objectivos é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente a fim de ajudar a sua preservação e utilização sustentáveis dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
Ainda constatou se que existe três tipos de educação ambiental como: Educação Ambiental Formal – é entendida como aquela que se desenvolvem de forma estruturadas dentro do sistema formal de ensino através de inclusão de termos, conceito e noções sobre o ambiente nos planos curriculares.
Educação Ambiental formal, visando a promoção e mudança de comportamentos e atitudes pro-ambiente. É importante perceber como é que é feita esta aproximação e como se interpenetram estas duas formas de educação, uma vez que, embora os seus objectivos e métodos de trabalho sejam diferentes, complementam-se no sentido da educação global dos indivíduos.
A Educação Ambiental não Formal – é desenvolvida de forma semi-estruturadas dentro e fora do sistema do ensino através da actividade como: Palestra, seminários, acção de capacitação e demonstrativas (criação de clubes nas escolas, jornada de limpeza, plantio de arvores actividades culturais e desportivas), e programa comunitário (criação de associações, núcleo e comités).    
Constitui a Educação Ambiental informal como processo destinado a ampliar a consciências públicas sobre as questões ambientais através dos meios de comunicação de massas (jornais revistas, rádio televisão e internet), inclui se ainda cartazes, folhetos boletim informativos entre outros.



Bibliografia
ALMEIDA, et all. O Espaço Geográfico Ensino e Representação. São Paulo. Contexto, 1999.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de mudanças da Agenda 21. Petrópolis – RJ: Vozes, 2005.
UNESCO.LE Programme International D'Éducation Relative á L' Énvironnement. (UNESCO-PNUE). Paris, 1993, 40p.
MIORANDO, P. S. As tartarugas vão à escola: educação ambiental no Parque Estadual Delta do Jacuí, Rio Grande do Sul. Artigo publicado no II Congresso Brasileiro de Herpetologia, MG. 2005.


Sem comentários:

Enviar um comentário